Parque Silva Porto

Padel Benfica - Play in the Nature

O Parque Silva Porto, tradicionalmente conhecido por Mata de Benfica, situa-se na freguesia de Benfica, mais propriamente no bairro de Santa Cruz, em Lisboa, Portugal.

O parque ocupa uma área de cinco hectares. Existem 2 campos de padel, um parque aventura, um parque infantil, percursos de arborismo, um bar esplanada, um lago, alguns bebedouros e um quiosque Arte Nova .

O Quiosque do Parque Silva Porto foi construído em 1916, segundo um projecto (de 1913) do Arquitecto José Alexandre Soares; os painéis de azulejos que o ornamentam são Arte Nova e foram realizados por José António Jorge Pinto, pintor e um dos principais criadores do estilo Arte Nova.

A Arte Nova (Art Nouveau) foi mais popular na Europa, mas sua influencia foi global. O período em que esteve muito em voga foi chamado de Belle Époque no inicio do século XX. Em França, as entradas do Paris metro feitas por Hector Guimard eram do estilo Art Nouveau. Art Nouveau também era o estilo de indivíduos distintos como Gustav Klimt, René Lalique, Antoni Gaudi e Louis Comfort Tiffany, cada um dos quais interpretou o Art Nouveau de sua própria maneira.
Apesar da Art Nouveau ter sido substituído pelos estilos modernistas do século XXI, é atualmente considerado uma importante transição entre o historicismo do neoclassicismo e o modernismo. Além disso, monumentos Art Nouveau são agora reconhecidos pela UNESCO em sua lista de patrimonio mundial como contribuições significativas para o patrimônio cultural e são “exemplos excepcionais da arquitetura ilustrando a transição do século XIX para o XX na arte, pensamento e sociedade.

Em Lisboa para além do Quiosque localizado dentro do Parque Silva Porto (mata de venfica) existem apenas mais três quiosques iguais, o quiosque municipal do Cais do Sodré, o quiosque do Poço do Bispo e o quiosque do Jardim Constantino.

Flora

O parque está coberto por 22 tipos diferentes de arbustos e árvores, porporcionando uma riqueza inesperada de espécies. As plantas predominantes são o cedro-do-buçaco, o eucalipto, o cipreste, o pinheiro-de-alepo, o pinheiro-manso, o carvalho e o sobreiro.

Fauna

A fauna do parque é dominada pelas aves, sobretudo chamarizes e pintassilgos. De realçar a presença de rolas, pouco comuns em zonas urbanas e também de esquilos.


José António Jorge Pinto


História

Em 1880, João Carlos Ulrich mandou plantar um pequeno bosque para envolver o Palácio da Feiticeira. Alguns anos depois vendeu a propriedade a César Augusto de Figueiredo, que se tinha disposto em 1911 para oferecer o parque ao Município de Lisboa, para que este fosse acessível a todos os cidadãos.

O arquiteto José Frederico Bravo de Drummond Ludovice em 1953 projeta dois pavilhões bar para o Parque de Monsanto e um pavilhão bar (quiosque) de linhas modernistas para o Parque Silva Porto.

Foi batizado em homenagem ao pintor António da Silva Porto, cujo busto se encontra à entrada.