image A moda do padel image Aquecimento no padel

O padel já não é só uma moda

padel_portugal

Portugal é já o segundo país europeu em praticantes de padel: cerca de 6 mil praticantes. Há já mais de 100 campos em Portugal.

 

Apesar de recente em Portugal, o padel é um desporto que tem atraído cada vez mais praticantes, como se vê pelo crescente número de campos em Portugal – eram 50 campos em 2011, hoje já são 107, dos quais 56 em Lisboa.

A modalidade, que começou a ser praticada em Portugal em 2001, teve nos últimos dois anos uma adesão notável. Estima-se que o número de jogadores em Portugal ascenda a 6 mil, dos quais 5 mil na Grande Lisboa.

Mas afinal o que é isso do padel? É um desporto jogado a pares e semelhante ao ténis – a pontuação é idêntica, o campo é parecido, embora mais pequeno e rodeado de vidro, onde a bola deve bater depois de bater no chão. É, aliás, essa interação dos vidros que recoloca a bola em jogo, dando mais emoção e dinâmica à disputa dos pontos. Duas características interessantes desta modalidade são a possibilidade de utilizar o próprio vidro para devolver a bola para o campo do par adversário e a possibilidade de apanhar a bola fora do campo e devolvê-la aos adversários.

Os vidros são mesmo a maior novidade e desafio nesta modalidade. Um verdadeiro “quebra-cabeças” para quem começa a jogar padel, mas que rapidamente se transforma num divertido desafio, sendo que o efeito da bola, a força, o sítio onde toca no vidro pode mudar completamente a dinâmica do jogo.

Ver os profissionais (Portugal já tem alguns) a jogar esta modalidade e a reagir com uma velocidade incrível a estas variantes do jogo é algo de fascinante. Proporciona espectáculos de destreza e habilidade em ambientes dinâmicos e competitivos, pois jogado a nível profissional envolve uma grande complexidade tática e estratégica. Por outro lado, a modalidade cresce cada vez mais como opção de lazer para amadores, o que se deve ao fato de o Padel ser um desporto fácil e rápido de se aprender e que, inicialmente, não exige uma especial condição física ou técnica rigorosa.

A crescente afluência tem sido justificada com testemunhos de que é um desporto “altamente viciante”: “quanto mais se joga mais se quer jogar”, “é um desporto muito divertido porque a bola não para nunca”, de tal forma contagiante que o efeito “passa palavra” acaba por facilmente levar mais pessoas a experimentar esta modalidade. A percentagem de jogadores que continua a jogar depois de experimentar é muito alta, entre os 80% e os 90%.

De onde vem?

Há duas versões para as origens do padel. Uma vem de uma lenda acerca de passageiros de navios ingleses que tentaram adaptar a prática do ténis ao espaço do navio, criando um “ténis de alto mar”, protegido por telas que os impediam de perder a bola. Uma outra versão é que o padel teve o seu primeiro campo no México, em 1969, quando um milionário mexicano, Enrique Concuera, decidiu construir um campo de ténis na sua casa em Acapulco. Como o terreno era pequeno e muito próximo do mar, Concuera decidiu adaptar o campo ao local, fazendo-o menor e rodeado de paredes de tijolo.

Devido à influência do México, este desporto difundiu-se mais rapidamente nos países sul-americanos de origem espanhola. Na Argentina, o Padel é um desporto muito popular, vindo de lá a esmagadora maioria dos jogadores profissionais do circuito World Padel Tour, incluindo a dupla número 1, Fernando Belasteguin e Juan Martin Diaz.

O padel chegou a Portugal em 2001, a partir de Espanha – onde ganhara expressão nos anos 80, tendo hoje cerca de 2 milhões de praticantes. A partir da organização do Campeonato da Europa de 2008, no Clube de Ténis do Estoril, em que Portugal conseguiu atingir a sua melhor classificação, 3.º lugar, assistiu-se a uma “explosão” de novos campos e praticantes. Hoje, Espanha é o país da Europa com mais jogadores e 3 padel, seguido de Portugal.

 

Source news : dinheirovivo

Aber erstens bestimmen die länder per gesetz, ob und was übernommen wird, und zweitens hat es das noch nie gegeben, dass die beamten mehr als prufen Sie diesen Jungs die angestellten bekommen haben
Related Posts
  • All
  • By Author
  • By Category