image Dicas para uma prática desportiva saudável image Newsletter Setembro

Excesso de peso das crianças

alimentacao_miudos_saudadvel_padelbenfica
Combater o excesso de peso das crianças, com uma alimentação saudável.
O sobrepeso e a obesidade estão rapidamente a tornar-se uma ameaça à saúde das crianças. Estudos recentes mostram que a taxa de sobrepeso aumentou o dobro em crianças e adolescentes nos últimos 20 anos. Os resultados das últimas pesquisas indicam que 15% das crianças e adolescentes, com idades entre 6-19 anos têm peso a mais.

Esta crescente tendência de obesidade pode levar a aumentos do diabetes, doença cardíaca, pressão arterial elevada, problemas emocionais, bem como outros problemas de saúde graves. Além disso, as crianças e adolescentes obesos são mais propensos a se tornarem adultos obesos e, portanto, a prevenção de doenças cronicas associadas à obesidade deve começar durante a infância.
Os hábitos saudáveis pode (e devem) começar em casa e ter um impacto duradouro. Uma das melhores coisas que os pais podem fazer para proteger os seus filhos contra os efeitos devastadores da obesidade é servir como modelos, comendo alimentos nutritivos e garantindo a diversão com seus filhos.
É aconselhado servir às crianças, produtos de grãos inteiros, uma grande variedade de legumes coloridos e frutas, produtos de baixo teor de gordura, feijão, carne magra, frango, peixe, nozes, etc – e deixá-los ver que os adultos gostam de comer os mesmos alimentos.

Dicas Práticas para dar uma alimentação saudável às crianças

Comprar os alimentos juntos e ter tempo para examinar, discutir e seleccionar frutas e legumes que chamam a atenção do(s) vosso(s) filho(s).

Permitir que as crianças ajudem a preparar os alimentos.

Comer juntos como uma família, o que reforçará a ideia de que comer alimentos nutritivos pode ser uma experiência prazerosa.

Fazer lanches saudáveis disponíveis a qualquer momento para o(s) vosso(s) filho(s). Ter em casa alimentos saborosos e ricos em nutrientes, como uvas, cerejas, cenouras e cubos de melancia.

Permitir que as crianças sejam inventivas com a comida. Por exemplo, adicionar pequenos pedaços de fruta ao iogurte, criando um delicioso e divertido alimento que pode ser apreciado ao pequeno almoço.

Iniciar mudanças na dieta de forma gradual. Simples mudanças são mais fáceis para as crianças se acostumarem.

Servir alimentos coloridos e pigmentados. Estes alimentos, para além de serem mais divertidos tendem a oferecer valor nutricional maior. Por exemplo, pimentão vermelho, cenoura, brócolos, laranja, melancia… são alimentos ricos em minerais, vitaminas e antioxidantes.

Começar cada dia com um bom pequeno almoço. Experimentem fazer pratos divertidos com fruta e iogurte, ou um super sumo com salada de frutas misturando gelo picado.

 

Related Posts
  • All
  • By Author
  • By Category