image Como evitar lesões? image A moda do padel

Banho de imersão no gelo: O analgésico natural

banhogelo

A primeira modalidade a usar o banho de imersão no gelo, foi o atletismo. Hoje em dia essa técnica é utilizada por outras modalidades, inclusive o tênis.

Esse tipo de técnica ajuda na redução de dores e na diminuição do risco de lesões, como a distensão muscular. Isso acontece devido o efeito imediato que o gelo exerce na região a qual está em contato.

Após uma partida, o corpo do atleta está totalmente vascularizado e com muito ácido látrico. A baixa temperatura gera uma vasoconstrição diminuindo o fluxo sanguíneo, fazendo com que o sangue se centralize na região abdominal para o melhor funcionamento das vísceras. Ao sair do gelo, o sangue circula com mais oxigênio, ajudando a eliminar as toxinas que ficam na musculatura devido ao esforço físico.

Geralmente a temperatura utilizada nos banhos de imersão varia entre -1ºc e 5ºc, durante um tempo de 3 a 5 minutos. Evite correr ou pular logo após a utilização dessa


  • Benefícios

    Produz anestesia, analgesia, diminui o espasmo muscular, induz ao relaxamento, permite mobilização precoce, incrementa o limite de movimentos, quebra o ciclo dor-espasmo-dor e diminui o metabolismo.

  • Quando usar

    Em fraturas consolidadas ou em fase de consolidação, alterações posturais, pós-lesões traumáticas como: entorses, luxações, subluxações, lesões impactantes, etc., além de pós-operatórios ósseos e articulares. Após atividade física prolongada e de esforço físico máximo. Isso tudo, de acordo com cada tipo de pessoa.

  • Resultados

    Dentre os resultados possíveis, podemos citar: benefícios como o aumento da amplitude de movimento, diminuição da tensão muscular, relaxamento, analgesia, melhora na circulação, absorção do exudato inflamatório e debridamento de lesões, bem como o incremento na força e resistência muscular, além de equilíbrio e propriocepção na redução do tônus muscular.

    O gelo se usado indiscriminadamente (sem a técnica adequada ou por tempo excessivo) pode ser lesivo para os tecidos, principalmente a pele. Em caso de dúvidas, consulte um Fisioterapeuta.

Fonte: David Homsi

Auch andere bekanntschaften und freundschaften nahmen in berlin ihren anfang, so mit dem theaterautor arnolt bronnen, ghostwriter trailer dem autorkollegen lion feuchtwanger, der lebenslangen mitarbeiterin elisabeth hauptmann oder dem komponisten kurt weill
Related Posts
  • All
  • By Author
  • By Category