image Banho de imersão no gelo: O analgésico natural image O padel já não é só uma moda

A moda do padel

nm1151_padel01

Que desporto é este que anda a atrair tantos portugueses?

 

Quem joga garante que tem tanto de divertido como de viciante. E fácil de aprender, mesmo para quem nunca praticou despor­to. O padel é a «nova» moda dos jogos com raquete e pode jogar-se em família, entre ami­gos ou desconhecidos e até altas horas da noite. Nos últimos dois anos, os campos para a prática da modalidade, espécie de mistura entre o ténis o squash, têm-se multiplicado pelo país.

 

Cláudia Vieira é muitas vezes desafiada para jogar padel. Os amigos sabem que ela gosta da modalidade, até porque sempre foi uma apaixo­nada por ténis, de que é praticante regular. Quando experimentou o padel, ficou logo rendida. «É um desporto de equipa, mas mais descontraído», diz a atriz, modelo e apresentadora. «É ótimo para socializar. Como o campo é mais pequeno, ouvimo–nos todos muito bem. O ténis exige mui­to mais do ponto de vista físico e técni­co. E é mais competitivo. Mas o que im­porta é pormo-nos a mexer: trabalhar os músculos e o nosso coração. E o padel faz isso muito bem, com a vantagem de ser divertido.»

Nos últimos dois anos, o padel foi alvo de um boom quase difícil de explicar. O nú­mero de praticantes aumentou, o número de campos também. E agora? Será mais do que uma moda e continuará a crescer? Os responsáveis da Federação Portuguesa de Padel (FPP) garantem que sim e apontam a capacidade de retenção: 70 por cento de quem joga pela primeira vez quer repetir.

Trata-se de um desporto jogado a pares com raquetes e bolas próprias, mas com a pontuação igual à do ténis. O campo é re­tangular, dividido por uma rede a 88 cen­tímetros do solo, com relva sintética, al­catifa ou betão poroso, com dez metros de largura por vinte de comprimento. Nos topos e em parte das laterais existe uma superfície de vidro ou alvenaria, que os jogadores podem utilizar, dando efeitos tão loucos quanto imprevisíveis à bola e imprimindo, deste modo, uma grande dinâmica ao jogo.

nm1151_padel02
Rato atómico é como os companheiros de padel chamam a Vasco Palmeirim. Fotografia de Nuno Pinto Fernandes/Global Imagens

Source news: Magazine

Related Posts
  • All
  • By Author
  • By Category